Betty Contra o Câncer no Instagram

Postado em 24 de mar de 2014

Tenho seguido Grandmabetty33 no Instagram há algumas semanas. Betty é uma norte americana de 80 anos que tem câncer. Seu tataraneto, Zach Belden, decidiu documentar seus últimos momentos, que podem durar dias, meses ou (espera-se) anos.

Zach esperava que seus amigos, que conheciam sua tataravó, pudessem acompanhar e dar uma força a ela nesse período difícil. O perfil em uma semana chegou a 100 seguidores. Expandiu como vírus e em 3 meses passou a contar com 436.000 seguidores, entre eles músicos como Pharrell.

Betty é uma figura adorável. Sorri frente sua situação, em uma postura tão simpática para com seus fãs que chega a cortar o coração. Não deve ser fácil. Deve ser muito duro. Mas ela sorri.

Imagino o quanto o Instagram tem servido de combustível para Betty. Ela passou a ter uma platéia e com isso responsabilidades. Posta diariamente, dá variações ao personagem. Nas imagens ela mostra a língua azul, em picardia, exibe o V de paz e amor, aparece fazendo o cabelo ou simplesmente exibe um sorriso. Recebe milhares de likes, dezenas de comentários, força de todas as partes do planeta.

As redes sociais são um contexto possivelmente libertador, ampliador ou alentador para as dezenas milhões de Bettys que existem no mundo. Antes, elas eram alijadas da sociedade, desapareciam silenciosamente, cada vez menos presentes na teia social que nos conecta mas que quando perdemos os papéis sociais relevantes, pouco a pouco nos coloca na periferia do mapa. Com as redes sociais não precisa ser assim. Conexão virtual é conexão, como bem sabem os adolescentes. Betty aprendeu isso tarde, mas aprendeu.

Seu tataraneto deu o impulso, ensinou. Betty aprendeu e um dia vai morrer. Mas vai estar conectada a mais gente do que a maioria jamais esteve. As redes não isolam ninguém (ou ninguém que já não seja isolado). Elas trazem as pessoas mais perto. Em um dos posts Betty mostra um cartaz de papelão, no qual pede que #sejamosfelizes. Betty me emociona diariamente. Me deixa um pouco mais feliz.

Benjamin Rosenthal

http://instagram.com/grandmabetty33